21.4.06

Luabo

25 comentários:

Anónimo disse...

É triste para quem, como eu, conheceu e viveu nesta vila, com um grande desenvolvimento no fim dos anos 60, princípio dos anos 70.
A guerra é assim !
Toca-me muito por várias razões, pessoais e familiares.
Mas a vida é para a frente !

Anónimo disse...

Procuro pessoas que tenham vivido no Chinde e no Luabo.
Vivi no Chinde ate a 1970 e depois no Luabo ate os meus pais terem voltado para Portugal em 1975.
Vou la voltar este Agosto depois de 31 anos .
O eu email e sergiogpinheiro@yahoo.fr

jpt disse...

nunca cheguei. tenho que andar

Anónimo disse...

ola...nasci em 1975, no Luabo...sou filho de Handrey Steytler e Cecilia Steytler,ainda lembro me de Luabo, saimos de la no dia em que houve o ultimo ataque que a destruio..enfim foi triste...aderito75@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Vivi no Chinde onde fiz a primeira classe na Escola João de Azevedo Coutinho. Depois fiz a terceira classe e a quarta no Luabo. Os exames de admissão ao Liceu e à Escola Técnica foram feitos em Quelimane. Já lá vão uns quarenta e cinco anitos!!! Percorria o rio Zambeze do Chinde a Mopeia e até cheguei à Chupanga.
Pesquei muitas garoupas, apanhei muitos caranguejos. Tive filária, paludismo e até matacanha...Bons tempos!
Hoje sou advogado na Figueira da Foz e o meu email é jpedrosarusso@mail.telepac.pt

Anónimo disse...

Eu que vivi de 1960 a 1974 é triste ver a ruina do meu Luabo. Fiz a escola em Marromeu e frequentei o colegio até ao 5º ano...
É uma tristeza....

Anónimo disse...

Chamo-me Maria João Biscaia, nasci no Luabo em 1953, vim para Portugal em 1961, o meu pai trabalhou na Senasugar,chamava-se Celso Biscaia. Perdemos o contacto dos bons amigos que lá fizemos. O meu email:(mariajoao@ireneramos.pt)

Anónimo disse...

Eu e minha familia moramos no luabo até 1974. Meu pai e eu trabalhamos na Sena Sugar Estates.
Meu pai, José Camejo e eu Luís Camejo. Meu pai era operador de caldeiras, e eu mecanico de tratores e land rovers. Caçamos muito ali, ía-mos ao chinde buscar cocos etc. Eu joguei futebol no CESSEL. mas o que não me sai dos olhos é a imagem do zambeze, imponente como todos os grandes rios.adorava caminhar e correr atrás dos corvos no campo de golfe.e eu morava bem ao lado da almadia que transportava agua para a central eletrica da fabrica de açucar. Que saudade do Rui mendes (fuínha)do Rui Gouveia do Perneta da Manuela (Nela)da Aida e tantos outros. E eu tambem tiva paludismo, Colera lembram daquele surto em 1973? quase vou...mas não fui, acho que pra sentir tanta saudade. luiscamejo@techidra.com.br

Anónimo disse...

Nasci no LUABO em 63,familia Parker and Nogueira da Silva.sai do Luabo com 9 anos,vivi na Beira 3 anos estudei nos Maristas...fui para portugal e depois londres.voltei para o luabo em novembro 2006.viajei de maputo quelimane,quelimane luabo.voltei no mesmo dia para quelimane.foi um choque muito grande,mas lembrei me tudo,foi muito duro ver outras pessoas viverem na casa onde nasci,e tantas ruinas....mas a grande surpresa foi a escola primaria,esta tao bonita,entrei na igreja,falei com os alunos na escola e os professores no liceu.foi sem duvida o maior acontecimento da minha vida!!!

Anónimo disse...

Sou Naphtali (Florindo) Campones.
Estou postando em todos os blogs.
Saí do Luabo com 12 anos em 1970.
O meu pai era José Campones e era mecanico nas locomotivas.
Há por aí alguém da minha geração, 1960/70?
Nafty

Anónimo disse...

Hi,

Hope you are all well!

Here is the latest video of Luabo.

http://www.youtube.com/results?search_query=luabo&search=Search

Thank you

Juka

zulcar@ntlworld.com

Anónimo disse...

Que tristeza... Nunca pensei ver tal destruição. Desfaz-me o coração....

Anónimo disse...

Ol´Amigos do Luabo. Eu sou a Guida Martins, filha do Mário martins e justina Martins, os meus pais trabalhavam ambos na Sena Sugar Estates. Os meus sogros já falecidos Augusto Viarinho (Enfermeiro no Hospital do Luabo) e de Emilia Vilarinho. Casei com o Sérgio Vilarinho filho do Augusto Vilarinho, sou irmã da Manuela Martins também ela casa com um Vilarinho filho do enfermeiro. Moramos em Esposende Portuga, mas as saudades são imensas da terra onde creci e foram os melhores dias da minha vida. Quero encontrar amigos de lá do meu tempo.Quem me quizer contactar o mail é: vilarinho.guida@gmail.com terei o maior gosto em vos encontrar.Um forte abraço desta Amiga do Luabo. Guida Martins Vilarinho

Anónimo disse...

olá tb vivi no chinde de 69 a 1974......tenho imensas saudades do mar,do som das casuarinas...

Anónimo disse...

estive no luabo 1969-1984,meu nome e Altaf,(casa satar)que era antiga casa batista,estudei no colegio sao francisco de assis,lembro-me do professor sanches,rosa melo,rosa maria,etc.bons tempos.moro no leicester na inglaterra ha 22 anos.em maio vou para luabo.um abraco para todos luabenses.o meu email altaf_ebrahim@hotmail.co.uk

Anónimo disse...

ola o meu nome +e rosarito e vivi no luabo entre 69 e 74 gostava imenso de encontar quem la viveu tb e fosse da minha geração o meu pai e o literio duarte e trabalhou na sena sugar p meu mail e rosy_ramy@hotmail.com adorava poder falar com pessoas que la viveram e uma terra que ninguem esqueçe foi lindo demais eé um aperto tão grande no coração de saudades!!!!

ana tome disse...

sou a ana tomé, nasci no luabo em 1957, adorava reencontrar os amigos dessa época que continua viva no meu coração. onde andas mila vilarinho , anabela marques, alexandra coutinho, jorge e zé almeida, contactem o meu, anadeus1957@gmail.com. beijos com saudades.

Bandeja disse...

Arnaldo Bandeja, olá amigos lembram-se de mim? Que saudades de eu tenho de reencontrar toda a malta da nossa geração eu nasci em 1959 no Luabo pessoal dos anos 70.
Já aqui encontrei alguns nomes que me lembro, mas faltam muitissimos deles...Teresa Silva, Nela Silva Saudades...escrevam-me por favor adorava ver-vos. Xi-coração muito apertado.
abandeja.masa@renatlantico.pt

Clarissa disse...

Olá pessoal do Luabo.
Chamo-me Clarissa, filha de Allan Harris, que trabalhava ns oficinas de Sena Sugar e de Fátima. Sou irmã de Walter, Sydney, Madalena, Maria, Silvana, Astra Melita, Clara, Eva e Chica.
Viviamos no Bairro ao pé do Cemitério. Procuro amigos tais como:Família Azevedo Coutinho, Teresa e São Soares, Familia Bandeja, Professor Gomes e filhos, etc...É tanta gente conhecida...
Fui viver para Quelimane em 69, casei com Fernando Duarte, que jogava futebol no Sporting Loureço Marques, família Pinto Duarte e Pedro Francisco de Quelimene.
Muitas as saudades e tristeza ao ver estas imagens da nossa terra.
Contactem-me, vivo em Peniche. Meu mail é:stellaharris@live.com.pt
Um abraço a todos os amigos de Luabo, Chinde e Marromeu

Rui Quental Mendes disse...

Olá pessoal do Luabo! Busco um amigo chamado Nito (nascido em 1962, creio) que tem vários irmãos mas não sei o apelido dele. Uma das irmãs mais velhas casou com um comando em LM antes do 25 Abril 74. O pai do Nito trabalhava na Sena Sugar Estates e creio que era um feitor, administrador ou capataz. A esposa e uma das filhas deram à luz em simultâneo. Ele colocou a esposa e filhos em Lourenço Marques no início dos anos 70, provavelmente em 1973 ou 1974, suponho que por razões escolares. Vinha visitá-los de dois em 2 meses, creio. O Nito era meu companheiro de brincadeiras na Av. Duques de Connaught (rua do miradouro) em Lourenço Marques. Agradeço qualquer informação para o email quentalmendes@yahoo.com.

toya disse...

Sou a TOYA,nascida no LUABO em 1949.Meu pai Diamantino Pedroso e meu irmao Antonio Mario(o Pedroso)casado k Lisete, trabalharam na Sena Sugar.Em 1965 estudei no colegio S.Francisco de Assis k Teresa Botelho,Tete Soares,Fatima Rola, Bandeja,Herculano e outro rapaz k nao me recordo o nome.Vivi tambem no Chinde e marromeu em garota.Saudades da Zambezia...sao mtas.Aos 18anos fui viver para Antonio Enes onde casei e tive os meus 2filhos e as saudades nao sao as mesmas ao fim de tantos anos a ZAMBEZIA Continua no meu coraçao e lamento no estado em k se encontram aquelas terras.Um abraço para todos e espero k ainda se lembrem de mim «pelo menos alguns»

Anónimo disse...

Procuro Isabel Pinto deve ter 61/62 anos andou no CNSC-VILA PERY entre 1961/1965,gostava de ter informação sobre essa menina que estudou comigo e eramos muito amigas. Meu contato
912104269.

jsalgado disse...

Tenho várias "moedas", do Luabo e Marromeu, que foram usadas pelos trabalhadores da Sena Sugar Estates Limited. Procuro informações sobre a utilização dessas moedas.

Anónimo disse...

e' incrivel, nunxca pensei q houvesse tanta gente do chinde etc. Eu nasci tb no chinde em 1957. Sou filha de Victor e Celeste Pacheco. Os meus tios Mario e Maria Carvalho. Os meus pais trabalharam tb na Sena Sugar no chinde marromeu e luabo. Meu mail e' irene3@live.co.za
Adorava conversar com gente boa q agora e' tao dificil encontrar.

Unknown disse...

Boa tarde a todos
Meu nome e Corina Pinto Armando Ferreira o meu Pai nasceu em Luabo o nome dele era Horácio Armando Ferreira, esta aqui alguem o reconheca e que me ajude a encontrar os meus familiares do lado paterno?

meu email<: corina_pinto@hotmail.com