8.8.08

Quelimane: Reabilitação de estradas

Quelimane: Reabilitação de estradas custa 22 milhões de dólares

A REABILITAÇÂO dos cinquenta quilómetros de estradas que constituem a rede viária da Cidade de Quelimane vai custar ao Governo 22 milhões de dólares norte-americanos. As obras de reabilitação arrancam no próximo mês de Setembro e serão executadas de forma faseada para permitir a realização de um trabalho de qualidade, devido à especificidade da urbe que se localiza numa região com baixo nível freático.

A Primeira-Ministra, Luísa Diogo, que quarta-feira iniciou uma visita de trabalho de três dias à província da Zambézia garantiu que o Governo tem dinheiro disponível e o concurso público para a reabilitação de mais de vinte e duas estradas será lançado dentro de poucos dias.

Para além daquele valor, Luísa Diogo, afirmou que há um outro fundo de seis milhões de meticais de receitas próprias para intervenções pontuais que serão feita pelo Conselho Municipal da Cidade de Quelimane. O fundo de estradas que Quelimane tem é maior em relação à capacidade que a edilidade tem de colecta de receitas para fazer uma intervenção consistente, daí que as obras foram entregue à Administração Nacional de Quelimane que fez o desenho e projecção para a reabilitação da rede viária da capital provincial da Zambézia.

Os trabalhos de reabilitação das estradas de Quelimane consistirão na drenagem, protecção das bermas, sistema de esgotos, pavimentação, colocação da sinalização entre outras intervenções de vulto, com vista a mudar a actual fase daquelas estradas que estão num avançado estado de degração. Numa primeira fase, serão contemplados vinte e cinco quilómetros que se irão beneficiar de uma reabilitação completa.

A Primeira-Ministra acredita que Quelimane vai ter boas estradas como resultado desta projectada reabilitação. Desde que Quelimane foi construída nunca sofreu de obras de grande vulto em termos de reabilitação de estradas e o sistema de escoamento de águas fluviais. A tubagem adutora ficou entupido e agora está a ser alvo de reabilitação como forma de escoar rapidamente as águas.

Entretanto, Luísa Diogo reconheceu que Quelimane tem problemas de infra-estruturas mas o Governo está a criar condições para melhorar a vida dos cidadãos. O sistema de abastecimento de água está completamente reabilitado e já abastece água aos munícipes durante vinte e quatro horas por dia para além de aumentar a capacidade para 10 mil litros cúbicos. Desta quantidade de água é distribuída à cidade uma média diária de 8 mil metros cúbicos de água, ficando uma reserva de 2 mil.

Entretanto, Luísa Diogo, reconheceu que o Governo moçambicano foi infeliz na seleccção da empreitada para a reabilitação da estrada Namacurra/rio Ligonha. Os trabalhos ficaram com a empresa portuguesa Tâmega que para além daquele troço ficou com as obras de reconstrução da ponte sobre o rio Lugela e Mocuba. As obras para além de estarem atrasadas a sua qualidade é duvidosa. “A empresa tem vindo a apresentar muitos problemas e isto nunca aconteceu pelo menos em Moçambique sempre que a Tâmega fez bom trabalho; a partir deste exemplo, temos tido muita cautela na contratação de empreitadas”, disse. Luísa Diogo para além de Quelimane irá escalar a cidade de Guruè.
  • JOCAS ACHAR

4 comentários:

fiamma veneta disse...

HI! Visit my blog. Have a nice day!

Anónimo disse...

Para quem conheceu, foi ou é amigo de Miguel Ângelo Jardim, aqui fica o recado:

Ele está internado no serviço de neurologia do Hospital de Sta. Maria em Lisboa. Foi vitima de um AVC (ou coisa parecida) e está em estado de coma.

Zéluis disse...

Para ti meu amigo e colega de escola nos idos tempos de Quelimane, os meus maiores desejos de rápidas melhoras.

Zeluis

Um Poema disse...

....

É bom saber que a Zambézia recupera as suas vias de comunicação.

Um abraço