5.9.09

LUABO - Os vizinhos da desgraça


A imagem fala mais que as minhas humildes palavras mas deixo aqui algumas citações para melhor compreensão do cenário a que esta imagem quer se referir.
Esta ruina pertência ou pertence aos correios de Moçambique, em Luabo, nos anos que lá se foram, agora vive nela uma familia. A imagem retrata as condições fisicas reais do antigo correios de Luabo: sem tecto, sem paredes, sem portas, alcerces fragilizadas pelo tempo e sobre tudo sem segurança e condições nenhumas de habitabilidade.
Este edifício ou melhor esta casa-ruina situa-se a quase 20 metro da Sede Distrital, da PRM e da Escola, portanto, a casa-ruina está próxima dos orgãos máximo do distrito que assistem o ambiênte físico do edificio com consciência plena do risco que os ocupantes correm. A casa-ruina não reune condições para se habitar e a qualquer altura pode desabar e ceifar vida das pessoas que la vivem.
O Portal de Sena roga as autoridades daquele distrito, vizinhos desta desgraça, nomeadamente ao Administrador, ao comandate da PRM afecto naquele distrito, aos professores e a comunidade em geral para que mobilizem os ocupante destas ruinas para que as abandonem em troca da sua segurança. Senhores, há que fazer algo, mesmo que seja necessaário emitir uma ordem de “despejo”. Não gostariamos que amanha chamemo-vos de assasinos por terdes optado por silêncio.

Por: Fernando Raposo (texto e imagem)

Original publicado no Portal de Sena

2 comentários:

Graça Pereira disse...

Eu penso que, quando as autoridades competentes não fazem nada, é hora do povo, dos anónimos tomar as rédeas da situação. Amanhã não serão só eles os acusados, serão todos aqueles que assistiram impávidos a este descalabro.É preciso despertar e rápido! Será que já não conheço a força das gentes da minha terra?
Ânimo. Um abraço Graça

Anónimo disse...

obrigado graça. portal como jovens e como qualquer um tem essa missao. acredito na nossa proxima viagem a luabo tentaremos procurar uma saida com as entidades locais

fernando