30.1.10

Chuva torrencial em Quelimane




Choveu torrencialmente ontem à tarde em Quelimane e os populosos bairros da periferia (na maior parte habitados por gente humilde) ficaram alagados. Foto do Felizardo Fijamo mostrando uma parte do centro da cidade, gentilmente enviada via email.
POSTED BY CARLOS SERRA

6 comentários:

Graça Pereira disse...

O mês de Janeiro sempre foi assim em Quelimane e arredores... a chuva não nos largava mesmo!!
Abraços
Graça

Anónimo disse...

Agora os quelimanenses estão no pico do Verão tropical, um verão tórrido, enquanto nós (Portugal) trememos de frio.
O problema é a praga dos mosquitos que vêem, com as chuvas torrenciais, as condições ideais para se propagarem. E com os mosquitos, a malária ganha terreno.
Noutros tempos os serviços municipais pulverizavam (não sei se é o termo correcto) as ruas e avenidas com uma substância para, suponho, combater esse perigoso insecto, especialmente as fêmeas, dado que, sabêmo-lo hoje, apenas elas sugam o sangue. Não sei se ainda preservam essa prática.

Carlos JC Silva

Fijamo disse...

Aviso a Navegacao para os responsaveis das obras de reabilitacao das estradas; e para o governo local numa altura em Que a colera ja comeca a fzer das suas e o FIPAG vai nos privando de agua em algumas arterias da cidade!

Abracos de Fijamo - Quelimane

Anónimo disse...

Na época chamava-se "flitar" de Flit que era uma marca de insecticida.

Ver aqui

Carlos JC Silva disse...

Pois era. Lembro-me perfeitamente desse nome, "Flit".
A nível doméstico havia um aparelho, mais ou menos arcaico, para "Flitar" as divisões da casa. Tinha a configuração de uma bomba de encher pneus, em forma de T.
Além disso, a malta tinha que tomar regularmente o desagradável "quinino".
Enfim, histórias da História.

Carlos JC Silva

Anónimo disse...

É. Lembro-me de correr atrás do Land Rover e meter-me no meio do flit, mais os meus amigos, quando passava pela rua Armindo Monteiro.