18.11.09

Diário da Zambézia

Clique para ampliar

7 comentários:

Graça Pereira disse...

Eu entendo e compreendo que um povo quisesse a liberdade e a independência... É legítimo e é humano! Mas, passados 34 anos sobre esse momento histórico, eu pergunto-me se o povo estaria preparado para esse novo caminho??
Julgo que não a avaliar pelas notícias constantes que me chegam daí, quer através deste blog como de antigos Zambezianos que vão de férias a Quelimane e trazem relatos e fotografias do que contam e eu, pergunto-me: Como é possível?? Nasci aí e vivi 33 anos na minha cidade e conheço ou conhecia o potencial dessa terra maravilhosa... Que fizeram com ela??
Um dia, os zambezianos que sairam daí (porque tiveram que sair...) hão-de pedir contas aos irmãos que permaneceram, desta herança lapidada.
Um abraço fraterno aos que sofrem e um pedido:Não desistam!
Graça

Felicidade disse...

Independencia sim... mas foi tudo feito à lei da balda, agora Moçambique está a lastima que lemos e ouvimos um pouco por todo o lado, nem acredito que já se passaram 34 anos e pelos vistos não há melhoras, é fome, estradas destruidas prédios estragados, o governo de lá não vê? Ou só vê o que lhes interessa? Enquanto o povo passa todas as misérias possíveis aos governantes nada falta, essa é que é a realidade!!!
Quem me dera voltar um dia a Moçambique e ver que tudo está mais evoluido, por enquanto é um sonho apenas...

Anónimo disse...

Ola amigos, sou brasileiro e estive reunido com uma equipe de uma ONG que atua na cidade de Quelimane, Mocambique. Ofereceram-me trabalho como programador de computadores em Quelimane. Como eh a vida nesta cidade? Qual sua populacao? Pelo que vejo parece uma cidade bastante empobrecida. Existe seguranca? Hospitais de qualidade?

Grato.

Anónimo disse...

A cidade é descuidada, com falta de conservação mas é óptima e as pessoas ainda melhores.A segurança é muito melhor que no Rio. A saúde é somente suficiente mas em caso de urgência há sempre a África do Sul a 2 horas de avião.
ah e tem carnaval que imita o do Rio.
Boa sorte! aceite!

serafim disse...

e triste feler da cidade de quelimane do que e hoje, com governante sem pena daquilo que foi a cidade que so pensao no dinheiro para seu bem estar esquecendo o seu dever com o povo.
sou filho quelimane vivendo fora dela mas quendo la voo de visita a minha familia choro de pena de minha cidade que me viu nascer naquel estado de desegradacao.meus governantes olhe para esta cidade que precisa tanto da vossa atencao

V. Dias disse...

Saudades dessa terra.

Um abbraço a todos.

Zicomo

Anónimo disse...

Aerta Máxima(Tubarões estão a abusar)

Saudações ao pessoal do Diário da Zambézia, é com todo o respeito que escrevo para vocês, sou leitor do vosso jornal e gostaria de fazer um comentário e é desejo de centenas de cidadãos Moçambicanos que residem nas casas da antiga PEDICO(GEPTEX)em Mocuba ver essa questão resolvida...
Fala-se hoje que o governo esta preocupado com o desenvolvimento do nosso pais e do bom enquadramento dos jovens em particular (ate se fala dum tal projecto "Casa para jovem"),concordamos com esse desejo mas tem havido individuos que se calhar se encontram nas bebideiras e decidem anualmente elevar as rendas das casas sem antes porem consultar aos inquilinos que são jovens e funcionários do estado... a questão é.... pagamos sim mas para onde vai esse dinheiro pago pelos inquilinos, sera que a APIE cobra por renda de casa do estado 3150.00MT, a dúvida vem porque temos visto desfilar pela nossa praça, os tais gestores das casas da GEPTEX que pertencem ao ESTADO a andarem de carros de luxo e construirem pensões e abusando daquilo que são os bens do estado em beneficio próprio, aumentando os preços em quase 70%, sera que as casas são do estado? para onde são canalisados os fundos? porque a reabilitação e manutenção são feitas pelos própios inquilinos(Cidadãos honestos e pronto para desenvolver Moçambique)........ Socorrrrrro, tams com medo da subida das rendas das casas, ja que são discutidas num punhal de 2 ou 3 pessoas ambiciosas e gananciosas com os bens dos Moçambicanos... Afinal somos todos Moçambicanos e gozamos dos mesmos direitos e deveres com a pátria