10.12.09

Município de Quelimane engana os munícipes

A Opinião de António de Almeida


Município de Quelimane engana os munícipes de asfaltar as estradas e contrata uma empreitada vocacionada em estradas terraplenadas.


A empresa contratada tem o nome de NCC e está vocacionada em estradas terraplenada ou dizer apenas em estradas terciárias.
Este cenário de reabilitação de estradas na cidade de Quelimane capital da província da Zambézia tem sido sempre anunciado nas vésperas de qualquer uma das eleições e esse comportamento já não é bem visto no seio dos munícipes que dizem estar cansados das ladainhas dos dirigentes.
A nossa reportagem soube de um dos funcionários da NCC, que declinou ser identificado por temer represálias, que a empresa neste momento está apenas a reabilitar as passadeiras para os peões e consequentemente entulhar as ruas com saibro também conhecido por areia vermelha.
A fonte revelou-nos que depois do trabalho levado a cabo pela empreitada, a mesma terá férias coletivas neste mês de dezembro, tempo que começarão a cair as chuvas, alias, que já começaram a cair deixando a cidade de Quelimane completamente alagada, pela inoperância dos esgotos.
Esta situação está a acontecer sobre o olhar pacato das autoridades municipais que tem a consciência de que esse tipo de trabalho tira não só o prestígio da cidade, mas prova uma vez mais que a negligência dos dirigentes é cada vez mais bicuda.
Para provar que a NCC nada fez, as chuvas que se fizeram sentir em Quelimane, deixaram as duas principais avenidas da cidade completamente alagadas, refiro-me as avenidas Eduardo Mondlane e a Heróis de Libertação Nacional, onde viam-se os famosos táxis de bicicletas a naufragarem em planilhas de esgotos deixadas abertas sem qualquer indicação.
Com a situação criada pelas chuvas e pela desordem dos donos da obra, era notórios conflitos de interesses, porque toda a gente queria passar no melhor lugar até esperar que a saída do sol ponha ordem na desordem dos empreiteiros.
Para os citadinos de Quelimane, isso significa que ninguém se preocupa com o bem-estar do povo, porque ainda segundo eles, estas chuvas transportam um monte de doenças tais como a malária e a cólera e toda a gente sabe que a cidade de Quelimane tem sido vulnerável a essas epidemias.
Porem a nossa reportagem tentou ouvir das autoridades municipais sobre o filme da reabilitação das estradas e ninguém quis prestar depoimento sobre a situação.
No contexto social, quem cala consente e uma vez mais estamos perante uma situação sem precedentes e nem explicações.


Posted by MANUEL DE ARAÚJO

8 comentários:

Graça Pereira disse...

Então as antigas ruas e avenidas de Quelimane, vão deixar de ser alcatroadas para levarem saibro? Voltamos aos finais dos anos quarenta, princípio anos cinquenta?
Em vez de se avançar...recua-se??
Estou desiludida com os governantes da minha cidade!! Quando terei uma boa notícia?
Um abraço
Graça

Anónimo disse...

Quando terei uma boa notícia?

Quando voltarem a chamar os colonizadores que expulsaram a pontapé.

Graça Pereira disse...

Jorge
Para ti e todos que editam aqui neste espaço, um santo e feliz Natal e um Ano Novo em que Quelimane conheça finalmente o progresso.
Um abraço a todos.
Graça

MANUEL DE ARAÚJO disse...

CARO ANTONIO,

Nenhum povo que se preze chamara de volta colonizadores do mesmo jeito que Portugal nunca chamou a Espanha para recoloniza'la!

Contudo estamos abertos a todos os portugueses que de boa fe que queiram ajudar a reconstruir Mocambique e em particular ao Pequeno Brasil!

Anónimo disse...

Carissimo Manuel, como "tuga" tenho de concordar consigo. Mas não entenda isso (o comentário)à letra. Eu mesmo já constatei isso em Moçambique. Mas entendo isso como desabafos de quem a quem tudo prometeram e nada deram. Só nesse sentido. As independencias são sempre irreversíveis e ainda bem. Contudo a mim não me fazia muita confusão morar num país chamado Ibéria.
Mas como "tuga" ligado pelo coração a Moçambique e a Quelimane, principalçmente às suas gentes, gostava de ver que a nossa cidade bem tratada.
De resto o que lhe desejo a si e à sua família, é um bom Natal e um Óptimo ano de 2010.

Abraço

Jorge Leite

Hill disse...

estamos a viver mal mesmo,o governo esta a estragar todo,as estradas pior,caro ja nao podem andar, tem demaseados bracos...ca em Quelimane ta parecer vila!

www.undeadlevel.blogspot.com

Anónimo disse...

Os Portugueses colonizaram Moçambicanos, e mais tarde o povo moçambicano fez muito bem pedir a independencia para estarmos livres, mas os portugueses nao colonizaram as terras nem as cidades, ainda por contrario, tentaram aumentar mais o desenvolvimento na construção das cidades cidades e a sua manutenção. mas depois dos nossos grandes estarem no governo a situação piorou, e mais além de escravisar o povo com a fome, estão todos a colonizar as cidades e as terras.
alem das cidades se tornarem mais bonitas com a colonização dos gajos as cidades estao cada vez pior, sem manutenção. mas afinal quem vai ajudar para que isso mude?

contem comigo

filipe9pereira@gmail.com
+351911018670

Anónimo disse...

Só sei dizer que os colonizadores, os exploradores,os fascistas et, etc deixaram um belo pais. Cidades lindas, organizadas.
Hoje os que se dizem legitimos donos não souberam cuidar o que os Portugueses deixaram. Quebraram, destruiram, colocaram fogo e sei lá mais o que. Não venho com palavras mansas mas QUELIMANE é um buraco dentro de outro. CHORO POR TI QUELIMANE.
RUI SANTOS COSTA MOÇAMBICANO DE QUELIMANE HOJE FILHO DO MUNDO